top of page
Foto do escritorLeopoldo Paulino

O Governo Lula e a ascensão do nazi-fascismo




Nas últimas eleições presidenciais, a esquerda conseguiu eleger Lula Presidente da República, derrotando nas urnas o fascista Jair Bolsonaro, que durante todo seu mandato tentou dar um golpe militar e se tornar ditador.


Bolsonaro foi responsável por milhares de mortes, devido ao boicote à vacina contra o Covid- 19 e presidiu um governo que oprimiu o povo brasileiro, aliando-se ao que existe de pior nas forças armadas e na sociedade civil.


Empossado, para garantir a chamada governabilidade, Lula costurou algumas alianças no Congresso Nacional, que incluíram parlamentares de direita, ávidos por conseguirem benesses do Presidente. Ao mesmo tempo em que emprestam sustentação ao Governo, esses aliados de ocasião passaram a produzir leis que vão de encontro às lutas do Movimento Popular, abrindo cada vez mais espaço para o crescimento do nazi - fascismo em nosso país. Vários fatos têm demonstrado esse crescimento.


Recentemente o Deputado Federal Glauber Braga, do PSOL, foi atacado no Congresso por um militante do grupo fascista MBL (Movimento Brasil Livre) e reagiu à altura contra o agressor.


No dia 9 de junho de 2024, o movimento fascista “Liberdade” realizou um ato em São Paulo, pedindo o impeachment do Presidente Lula e do Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Morais, com a presença de conhecidas lideranças do nazi – fascismo, tais como a Deputada Federal Carla Zambelli e o Deputado Federal Luís Philippe de Orléans e Bragança, que fala em nome da inexistente “Família Real Brasileira”.


Em vários pontos do país, elementos fascistas passaram a solicitar a cassação de parlamentares de esquerda, sem nenhum fundamento legal ou político que justificasse os pedidos.


Há poucos dias a Deputada Federal Luiza Erundina sentiu-se mal e chegou a ser internada, após sofrer ataques verbais proferidos por fascistas em uma atividade do Congresso Nacional, a Casa das Leis.


Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo, juntamente com outros governantes estaduais, estão em processo das chamadas escolas “Cívico - Militares”, com objetivo de transformar os estabelecimentos de ensino em quartéis.


A recente ameaça dos nazi - fascistas a Maria da Penha, símbolo da violência contra a mulher e que inspirou a Lei que leva seu nome, é mais um indício do crescimento da direita no Brasil.


Há poucos dias, Cícero Rodrigues, liderança dos trabalhadores no Tocantins, foi assassinado naquele estado por pistoleiros financiados pelo nazi- fascismo.


Como se não bastassem esses fatos, o nazi - fascismo promove em série no país, as notícias falsas (fake news) que no caso das enchentes no Sul do país tentaram por todos os meios negar as importantes ações do Governo federal em defesa da população daquela região.


A ofensiva pela proibição do aborto legal após 22 semanas de gestação, tem sido a proposta dos fascistas, que pretendem criminalizar a vítima de estupro que engravidou atenuando a pena do estuprador. As ações do nazi - fascismo, aqui relatadas, demonstram claramente as intenções dos grupos de direita, realizando ataques que lembram a “Batalha da Praça da Sé” (1934).


Liderados por Bolsonaro, os grupos nazi - fascistas foram os autores da frustrada tentativa golpista de 8 de janeiro de 2023.


Para mim está claro que o nazi - fascismo tem como estratégia fortalecer- se com sua ascensão, até que atinja seu principal objetivo, que é pedir o impeachment do Presidente Lula.


Em outubro teremos eleições municipais e é fundamental para a esquerda eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores, impondo nas urnas uma derrota às forças nazi- fascistas do país.


Esse retrato da atual conjuntura demonstra com clareza a ação do nazi - fascismo no Brasil, que vem crescendo também em vários países do mundo, sobretudo na Europa.


Entendo que o momento político atual exige que os partidos e movimentos de esquerda, aliados aos democratas de nosso país, saiam às ruas com urgência, promovendo manifestações de massa cada vez mais vigorosas, dando sustentação ao Governo Lula e exigindo desse governo que não dê tréguas ao nazi - fascismo em crescimento, isolando cada vez mais os parlamentares direitistas no Congresso e tomando contra as forças reacionárias as medidas que a atual conjuntura exige.


Leopoldo Paulino / Militante do PT

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page